sábado, 2 de janeiro de 2010

Rocambole de Natal


INGREDIENTES
Para a massa
6 colheres de sopa de açúcar refinado
6 colheres de sopa de farinha
6 claras
6 gemas
Para a cobertura de merengue
2 claras
Calda em ponto de bala mole (125gr de açúcar +50 ml de água)


Para o recheio
Geleia de damasco ou qualquer outra a escolha
Para decorar
Cerejas em calda
fios de ovos


PREPARO
Coloque 6 claras na batedeira. Bata até começar a espumar e logo em seguida acrescente o açúcar peneirado pouco a pouco. Assim que a mistura estiver bem firme, junte as 6 gemas uma a uma e desligue a batedeira. Adicione a farinha de trigo peneirada à massa e incorpore-a delicadamente com o auxílio de uma colher.
Pré-aqueça o forno a 160 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 24 x 36 cm e despeje a massa. Asse-a até adquirir um tom dourado, aproximadamente durante 20 min. Desenforme a massa sobre um pano de prato úmido e dê a forma ao rocambole enrolando-o delicadamente. Acrescente a geléia de damasco ao enrolar o rocambole.
Para o merengue coloque a água e o açúcar em uma panela e faça uma calda de açúcar em ponto de bala mole ou até atingir 103 graus. (Dica: lembre de nunca mexer a calda enquanto ferve, pois o açúcar irá cristalizar). Bata as 2 claras na batedeira. Quando começar a espumar levemente despeje a calda de açúcar, num fio, sobre as claras, batendo em velocidade mínima. Uma vez incorporada toda a calda, bata na velocidade máxima, até que esfrie por completo. O merengue estará no ponto quando formar um bico no batedor de arame. Esta variedade de merengue é a mais recomendada para a decoração de bolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário