segunda-feira, 20 de julho de 2009

Paladar Brasileiro: Cuca de Maçã


A cuca é um bolo de origem alemã. Facilmente encontrado nas mesas de café colonial das serras gaúchas, costuma ser recheado com frutas cristalizadas e coberto com uma farofa doce.

Ingredientes

250 ml de leite
30 grs de fermento biológico
1/2 xícara de açúcar
600 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
100 grs de manteiga
3 ovos
100 grs de uvas passas
100 grs de frutas cristalizadas
2 maçãs grandes sem casca fatiadas

Modo de preparo

Numa tigela, misturar o leite em temperatura ambiente com o fermento e 1 colher de sopa de açúcar. Juntar 1 xícara de farinha de farinha de trigo e misturar. Cobrir com pano umedecido ou filme plástico e deixar crescer por aproximadamente 1 hora. Em outra tigela, colocar a farinha e o açúcar restante, o sal e ir juntando, aos poucos, essa mistura à outra. Juntar então a manteiga e os ovos. Sovar bem até ficar homogênea e lisa. Descansar a massa dentro de uma tigela polvilhada com farinha e coberta com pano umedecido ou filme plástico por outra hora. Juntar então as uvas passas e as frutas cristalizadas e sovar brevemente. Untar um tabuleiro de pão de forma e colocar a massa.

Para a farofa

100 grs de farinha de trigo
100 grs de açúcar
50 grs de manteiga gelada
1 colher de chá de canela em pó
Numa tigela, misturar bem com um garfo a farinha de trigo, o açúcar, a canela e a manteiga até obter uma farofa.

Finalização:
Cobrir a massa com as fatias de maçã, e depois com a farofa. Assar em fogo médio, previamente aquecido, por aproximadamente 30 a 40 minutos. Esfriar e servir junto de uma xícara de chá de maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário